“Aquele que anda com homens sábios será sábio, mas um companheiro de tolos será destruído.” (Provérbios 13:20)
Bom dia, amados do Pai.
Hoje quero compartilhar uma palavra sobre companhias.
Durante a caminhada de Jesus, bem como de outros grandes homens de Deus, ao longo da história, podemos detectar um denominador comum: eles sempre estavam rodeados de pessoas.
Porém em seu convívio íntimo, percebemos maior seletividade, escolhendo estar junto daqueles que cooperavam para o seu propósito no Senhor. Assim como escutavam somente os que tinham seu coração inclinado para as orientações de Deus.
Provérbios é um livro atemporal de sabedoria. E ainda hoje vemos que este conselho vigora para que tenhamos sucesso e vitória em nossa caminhada de fé.
Se voltarmos no capítulo 9 de Provérbios, versículo 10, leremos o seguinte ensinamento:
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria…”
Dizer que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, significa que a reverência a Deus é fundamental para que alguém tenha verdadeiramente conhecimento. Esse temor é a própria fonte da sabedoria!
A verdadeira sabedoria, por sua vez, não é fruto de conhecimento intelectual, mas é dom de Deus- reservado àqueles que ocupam o lugar de filhos e buscam- na com humildade nas escrituras, através do Espírito Santo.
Os que não temem ao Senhor, até podem fazer declarações inteligentes e criar sistemas filosóficos complexos. Contudo, a menos que tenham comunhão com Deus, através de um relacionamento redentor, jamais terão acesso ao genuíno conhecimento absoluto.
Para entendermos melhor esse provérbio, é necessário esclarecer que o tolo não é o que fala bobeiras eventualmente ou que comete erros. Mas sim, a pessoa que desconsidera os planos e a sabedoria de Deus, e por esse motivo tem uma visão global/pessoal limitada.
São aqueles que não conseguem ver além do momento presente, estes, que não possuem capacidade para discernir situações e estações; se distraem facilmente com as circunstâncias e rejeitam conselhos espirituais por acreditarem que já estão muito bem (ainda que não estejam).
O tolo normalmente carece de humildade e evita refletir sobre a eternidade.
O sábio, porém, entende que Deus tem planos e propósitos na sua vida, e que, por si só, não será capaz de desvendá-los ou realizá-los através da sua própria força humana.
Compreende que é necessário se submeter aos processos, e tem a humildade de obedecer a Deus mesmo sem entender tudo.
Por isso, meus irmãos, precisamos nos conscientizar que somos seres influenciáveis, e que se desejamos crescer, devemos nos associar com quem busca a sabedoria humildemente.
Deus usa das influências para nos edificar o tempo todo.
É nossa obrigação, enquanto cristãos, amar, perdoar, honrar e ajudar a todos. Mas por amor e obediência ao Senhor, devemos nos ajuntar com aqueles que irão cooperar para multiplicarmos os nossos talentos e cumprir o chamado de Deus nas nossas vidas.
Deixe um comentário