Quem vive em amor, tem ousadia.

No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.”
( I João 4:18)

Bom dia amados. Vamos abordar hoje um assunto muito presente em nossas vidas: amor e medo.
Mas para falar sobre isso precisamos primeiro entender o que é o amor.

Este amor que iremos falar aqui, não é o amor natural, que sentimos pelos nossos amigos, pais, filhos e cônjuges. É o amor Ágape, descrito em I Coríntios 13. Vamos ler a partir do versículo 4 ao 8:

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha.”

Veja que este amor é tão completo e perfeito que parece impossível de ser praticado.

A verdade é que ele só pode ser praticado por aqueles que nasceram de novo e são habitação do Espírito Santo.

Este amor foi derramado em nós, transformou nosso antigo coração de pedra e enganoso, em um coração de carne, confiável e agora a imagem e semelhança do Senhor.

Mas enfim, qual a relação do amor com a ousadia? Entenda: somente através do amor podemos estabelecer um relacionamento íntimo com o nosso Pai. E através de um relacionamento de troca e amor é que nasce a confiança.

Imagine uma criança pequena, por exemplo . Por confiar plenamente no amor de seus pais, ela sabe que eles jamais pedirão ou farão algo que irá machucá-la, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Ela acredita em tudo o que eles falam e prometem, porque se sente amada e os ama incondicionalmente. Isso faz com que ela tenha uma confiança inabalável.
A medida que ela cresce vai perdendo essa confiança, pois consegue enxergar os defeitos e falhas de seus pais.

Mas com Deus é diferente. Ele é perfeito, não muda e nem desiste de nós. Nele temos a estabilidade que precisamos para ficar em paz.

Aos poucos, a medida que estreitamos nosso relacionamento, vamos tendo a mesma confiança que está criança tinha em seus pais no princípio da infância.

Pela fé entendemos que o Senhor não falha, e nos ama mais do que conseguimos entender, portanto, jamais castiga ou deixa um filho desamparado. Ele é o próprio amor!!!

O amor é a força motriz que sustenta esse mundo, e move o ser humano a realizar grandes feitos.

Vamos relembrar o caso dos discípulos, que mesmo após três anos andando com Jesus, o abandonaram no dia da crucificação. Todavia, após serem cheios do Espírito Santo, receberam o amor em seus corações e tornaram-se ousadíssimos em pregar o Evangelho- a ponto de terem por honra morrer pelo nome de Cristo.

O próprio Pai nos amou de forma tão poderosa que entregou seu filho amado, para morrer por nós enquanto ainda éramos malditos, e então, nos salvou da danação eterna.

E Jesus, por amar ao Pai e à humanidade, despojou-se de toda sua glória, enfrentou todo tipo de humilhação e traições. Não tendo sua reputação, nem vida carnal por preciosa. Ele se deu por amor; enfrentou a morte e o inferno porque CONFIAVA no amor de Pai. Sabendo que, mesmo diante de todo pavor, seu fim seria glorioso.

A verdade é que quando permitimos que este amor tome conta de nossas almas, nos tornamos imparáveis. Perdemos todo medo, pois sabemos quem é nosso Pai. E Ele tem palavras de encorajamento, além de promessas para cada área da nossa vida.Aleluia por isso!!

Ele sabia que não seria fácil e que nós ficaríamos tentados a ceder ao temor. Mas saiba: existem 61 versículos na Bíblia inteira, para nos estimular a sermos ousados e valentes.

Jesus disse que faríamos obras iguais e maiores do que as que Ele fez. Mas isso só é possível através da fé (convicção inabalável) impulsionada pelo amor.
É esta convicção que nos encherá de coragem para fazer o inimaginável.

Não é um caminho fácil e curto. Alguns medos possuem raizes profundas de traumas e dores passadas. Porém, a medida que você escolher sair do julgo do medo, Ele irá levantar pessoas para lhe ajudar na sua caminhada.

Lembre-se, Jesus pagou um alto preço para que você fosse livre de todo julgo, inclusive do medo e da timidez.

Se você é filho, então, você tem dentro de si o espírito de amor e poder, capaz de vencer toda cadeia e corrente que têm paralisado a sua vida.
Tenha fé, ande em amor e seja ousado para honra e glória de Deus.

Deixe um comentário