“Onde não há conselho, o povo cai, mas na multidão de conselheiros há segurança. (Provérbios 11:14)
Deus inspirou Salomão a escrever o livro de Provérbios para ensinar a sabedoria diária.
E aqui, diante de você, está uma importante regra de sabedoria. Não tome grandes decisões sem consultar um grupo de diferentes pessoas sábias e bem sucedidas, que não estejam emocional, pessoal ou financeiramente envolvidas.
Não é qualquer conselheiro que serve! Se você escolhe a opção de verificar as suas idéias e decisões somente com os seus amigos, a maioria deles concordará com você para não perder a sua amizade e evitar um confronto.
As pessoas certas, poderão aplicar a sabedoria e a experiência delas à sua situação sem as influências que deturpam e distorcem aquilo que pode estar corrompendo os seus pensamentos.
Porém mesmo que você esteja rodeado de gente capacitada, tome cuidado sempre. Estas pessoas não devem ser somente experientes e hábeis em aplicar a sabedoria, mas tementes à Deus. Nenhum homem sozinho têm sabedoria suficiente, o verdadeiro discernimento, sempre virá Dele.
Conselhos contrários à Palavra de Deus, são piores que conselho nenhum.
E é por isso que nosso primeiro e principal conselheiro deve ser o Espírito Santo. Ele é o próprio Deus em nós e nosso amigo fiel que cuida de cada detalhe.
A voz a ser escutada com primazia é sempre Daquele que foi enviado para nos guiar.
Além de ser o detentor de todo conhecimento, Ele nos ama incondicionalmente como ninguém, e é o maior interessado no nosso bem estar. Dele vem a perfeita justiça e amor pela humanidade.
Nem sempre teremos pessoas ao nosso lado para nos direcionar, mas Ele está conosco dia e noite, pois somos Sua habitação.
Ao descansarmos em Sua graça e amor, o próprio Espírito nos aconselhará ou levantará pessoas para nos ajudar em decisões importantes. Só precisamos crer nisso de todo coração.
Deixe um comentário