O Deus da vitória

“O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas do Senhor vem a vitória.” (Provérbios 31:21)

Bom dia amados! Hoje vamos refletir sobre este provérbio que nos chama responsabilidade, mas ao mesmo tempo demonstra favor e ensina humildade.

Esta passagem fala tanto da nossa carreira espiritual, quanto dos nossos projetos pessoais.

Em primeiro lugar, ele nos mostra que há uma batalha a ser enfrentada (a vida). E que o cavalo (nós, seres humanos) devemos nos preparar para ela.

Ou seja, fica muito claro que temos uma missão para ser cumprida, e que não será fácil. Portanto, há uma parte de nós que ainda precisa ser treinada. Assim quando o momento chegar, estaremos prontos para o que der e vier.

Imagine o panorama: somos os cavalos e o Espírito Santo é nosso cavaleiro. Ele é Deus em nós. Dando os comandos e gentilmente nos treinando para caminharmos corretamente nesta vida, de forma proveitosa a receber todo galardão e glória da vida vindoura.

Poderia, então, o cavalo cumprir seu propósito sem seu treinador? Claro que não!

Por isso, independente do nossos esforços, a nossa vitória só e garantida quando estamos embaixo da benção de Deus, alinhados com a sua Palavra e colocando sua justiça acima dos nossos interesses pessoais.

Ao permitimos que o Espírito Santo nos conduza, podemos ser treinados de forma precisa. Algo que jamais conseguiríamos se tentássemos pela força do nosso próprio entendimento.

O Senhor conhece o início, o meio, e o fim. Portanto, sabe aquilo que é melhor para nós em todos os sentidos.

O nosso discernimento, todavia, é natural e limitado apenas aquilo que experimentamos e vemos. Além disso, os traumas e as experiências nos impedem de ter uma visão verdadeira dos fatos. Vemos, sentimos e julgamos de acordo com o que passamos ao longo da vida.

No início falei sobre responsabilidade, graça e humildade.

Já sabemos que deve existir um esforço nosso em buscar a Deus, fazer a nossa parte naquilo que fomos comissionados. Porém, é essencial dizer, que precisamos de humildade para entender que as circunstâncias não são movida pela nossa inteligência ou capacidade, e sim pela GRAÇA (favor amoroso de Deus).

Para descansarmos nessa graça -abrir mão do controle depois de feita a nossa parte no processo- é necessário fé em nosso cavaleiro.

É por isso, que precisamos entender e praticar este versículo. Em poucas linhas somos ensinados com uma lição preciosa! Devemos ser zelosos com os nossos deveres, realizar com excelência tudo o que nos for encarregado. Mas, em momento algum, devemos permitir que a soberba nos engane levando- nos a acreditar que somos mais sábios que Deus e que sua ajuda é dispensável.

Portanto, amados irmãos, sejamos humildes e diligentes com a preciosa palavra. E assim, veremos o cumprimento de suas promessas em cada área de nossas vidas!

Deixe um comentário