O esconderijo do Altíssimo

“Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio”. ( Salmos 91 :1,2 )

Bom dia amados do Senhor!

Hoje vamos falar das gloriosas promessas do Salmo 91.

Este salmo é muito conhecido no meio cristão. Algumas pessoas até tem o hábito de deixar suas bíblias abertas nesta passagem, expostas em algum canto da casa como uma forma de “proteção”.

O salmo realmente é maravilhoso mas o que vou abordar hoje é a condição necessária para o recebimento dessas promessas.

A passagem inicia dizendo que aquele que habita no esconderijo do altíssimo obtém as bençãos.

Em primeiro lugar vamos esclarecer onde fica este esconderijo. O esconderijo nada mais é do que o amor ágape descrito em Coríntios 13:4-7:

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.

Quando um cristão é praticante desse tipo de amor, nenhum mal pode lhe alcançar ou causar qualquer dano.

O Senhor tem total controle sobre vida de alguém assim, e não há brechas pelas quais o inimigo possa atingi-lo.

Alem disso quem vive em amor, tem ousadia e é revestido de autoridade sobre anjos e demônios ( ler o versículo 13 do salmo ).

Para estes filhos, Deus reserva a proteção, orações respondidas, honra, livramento e o mais importante, a salvação.

Mas observe também que este é um lugar de habitação, ou seja, um lugar de permanência e não de passagem.

É necessário uma transformação na alma para que nosso espírito flua, nos dando capacidade para praticar este amor perfeito e glorioso.

Obviamente, não iremos andar neste amor do dia para a noite. É um processo gradual, onde precisamos todos os dias decidir amar desta forma. Teremos que nos aperfeiçoar no amor até o último dia das nossas vidas.

Porém Deus vê o nosso esforço e a motivação do nosso coração em agradá-lo. E naquilo que honramos, também somos honrados, recebendo misericórdia e graça sobre as nossas falhas.

Um outro ponto a ser observado, é que o salmista coloca ainda uma outra condição: descansar à sombra do Pai.

Ou seja, precisamos confiar plenamente no Senhor e estar sempre um passo atrás Dele.

Sua palavra que é a expressão da sua vontade, e o testemunho interior-confirmado pelo Espírito Santo, precisam ser os nossos guias, antes de tomarmos qualquer decisão baseada na nossa razão.

Devemos aquietar a nossa alma.

Abrir mão do controle e deixar que Deus esteja sempre à nossa frente, aplainando os caminhos para que não venhamos a tropeçar e cair.

Por isso eu venho convidar você para ler este salmo inteiro e meditar sobre ele.

Permita que o Espírito Santo lhe entregue a revelação completa sobre este amor, sobre confiança, descanso e a vontade de Deus para sua vida.

Reflita e deixe que isto transforme sua razão. Dê condições para Deus abençoa-lo com todas essa maravilhosas promessas que Ele tem para você hoje.

Deixe um comentário