“Como cidade derrubada que não tem muralhas, assim é aquele que não tem domínio próprio”. ( Provérbios 25:28 )
Autocontrole, domínio próprio. Pequenas palavras tão faladas, exploradas e estudadas, a ponto de virarem clichê— mas tão pouco praticadas.
Vivemos em um tempo onde a satisfação imediata e a tal “liberdade” custe o que custar, tem suplantado as nossas obrigações e valores
O famoso “não sou obrigada a nada”, substituiu o “engole o choro e vai” ( quem nunca ouviu isso da sua mãe? ), e tomou uma proporção maior do que deveria nos tornando escravos das nossas vontades vazias e sentimentos mal resolvidos.
Tudo que nos tire da zona de conforto, tornou-se motivo de reclamação e sofrimento.
Antes de continuar quero enfatizar que não estou falando de momentos isolados de fraqueza. Estou falando de uma vida inteira vivida assim.
E o que a Bíblia nos ensina sobre isso?
Em Provérbios 25, o versículo 28 diz que aquele que não exerce o auto controle é como uma cidade derrubada, ou seja, sem estrutura e em caos. Uma cidade onde é impossível o desenvolvimento de qualquer coisa a menos que seja reconstruída novamente. Isso mostra claramente que o descontrolado, por não querer se submeter ao mínimo de desconforto, está sempre com tudo bagunçado e não consegue construir para si uma vida satisfatória.
Não estabelece projetos porque não tem disciplina para terminar o que começa. Isso lhe obrigaria a gastar energia, ter disciplina, planejamento, e dizer não para algumas pessoas e prazeres momentâneos
Infelizmente essa pessoa não vive de fato. Ela sobrevive do jeito que dá porque não exerce seu poder de controle sobre si mesma.
Outro fato interessante é que o verso também mostra que esta cidade não tem muralhas. Ela é desprotegida dos ataques externos e visitantes indesejados.
Na vida prática isso significa que a pessoa que vive levada ao sabor de seus sentimentos e necessidades básicas, acaba se colocando em situações que a expõem, e prejudicam sua vida em todas as áreas.
Podemos exemplificar isso através de alguém que se encontra em um quadro clínico de pressão alta. Esse indivíduo precisa fazer uma dieta específica, mas diante do estímulo do prazer em comer o que lhe faz mal, acaba cedendo e piorando sua saúde.
Ou uma pessoa raivosa, que ao ser exposta a um confronto acaba, falando o que não deveria falar e tendo perdas que poderiam facilmente ser evitadas, se este sujeitasse seus impulsos carnais ao seu espírito recriado.
Até mesmo os ímpios quando se esforçam, possuem um certo grau de auto controle.
Mas o verdadeiro domínio próprio é um fruto do espírito que já foi derramado em nós quando nascemos de novo. É o fruto que nos permite sermos livres do pecado e dos nossos sentimentos que ainda não foram renovados pela palavra de Deus.
Então quero lhe encorajar hoje a se levantar por dentro, na força do espírito e assistido pela graça, para retomar as rédeas da sua vida.
Aquele projeto, aquele vício ou até mesmo aquela prática que você tem sentido que já não está lhe fazendo bem. Ou aqueles hábitos que você sabe que precisa incorporar na sua vida mas não o faz por comodidade e preguiça.
Nada disso precisa ser assim. Você é livre em Cristo para sujeitar sua carne e limitações mentais que lhe aprisionam e paralisam.
Levante-se, faça um esforço. Comece HOJE, AGORA!!!! Crie pequenas metas e se force a cumpri-las.
Continue insistindo até ficar mais forte e o problema ficar mais fácil. Mesmo que você falhe ou caia, livre-se do sentimento de culpa e fracasso. Busque ajuda se precisar, mas NÃO DESISTA DE VOCÊ!!!
Se você fizer isso verá o favor de Deus trabalhando em seu favor e viverá os melhores dias da sua vida.
Deixe um comentário