O homem inconstante, de fé vacilante.

“Porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dividido é inconstante em todos os seus caminhos.” ( Tiago 1: 6-8 )

Bom dia amados de Jesus!! Hoje quero discorrer sobre um assunto muito valorizado no meio secular mas pouco falado nos púlpitos e entre os cristãos de uma forma geral: constância.

No dicionário, o significado de ser constante é algo que não muda, que não varia, ou seja, é algo fixo. E isso pode ser aplicado em muitas áreas da nossa vida.

Quantas vezes começamos um projeto, cheios de animação mas abandonamos pela metade quando as coisas começam a dar errado? Eu já fiz isso inúmeras vezes, e acredito que você também.

Mas a verdade é que nós somos movidos por aquilo que estamos mais conectados e pelas vozes que escolhemos escutar. Quando não investimos tempo renovando a mente em Cristo e o Espírito Santo certamente daremos mais importância para as circunstâncias do que para aquilo que a Palavra diz.

Devemos nos esforçar para priorizar o relacionamento íntimo com Deus, em nossas vidas. Quanto mais deixarmos as outras coisas de lado e focarmos em nosso relacionamento com o Pai, mais constante seremos!

Não é fácil desenvolver a constância. É necessário disciplina e abdicar do conforto da nossa carne, para levar em frente as metas que precisamos cumprir para alcançar nosso alvo. Mas as escrituras nos garantem que podemos fazer isso por meio do fruto do espírito, o domínio próprio.

Ao desenvolvermos a constância, a carne subjugada vai perdendo a força cada vez mais, e começamos a colher os benefícios do nosso esforço.

Em contrapartida, a inconstância é uma armadilha que nos impede de colher os frutos da persistência. A persistência constante é um dos segredos das pessoas que estão em contínuo crescimento em suas vidas.

O indivíduo inconstante encontra-se sempre confuso e angustiado, pois a vida se torna como uma cadeira de balanço que vai para frente e para trás, mas não sai do lugar e nunca chega a lugar algum.

Com esses sentimentos, vêm o sofrimento e a crença limitante de incapacidade. Dessa forma, ainda que esta pessoa seja forte, sua força torna-se pequena mediante as oposições da vida.

Então quando a pressão aumenta, logo vem a dúvida: “Será que realmente isso é para mim?”, ou ainda, “Será que algum dia minha vida irá melhorar?”

O agente ativo, torna-se passivo e vitimista, culpando a tudo e a todos, menos a si mesmo pela sua dificuldade em se firmar e crer nas promessas já entregues pelo Senhor.

Assim a frustração, o cansaço e o ressentimento ( inveja também ) são as únicas obras constantes em sua vida, porque nunca alcança nada, tornando-se espectador do sucesso alheio.

Mas esta não é a vontade de Deus pra nós.

Deus quer que nos corramos a nossa carreira e alcancemos o alvo proposto por Ele, tendo uma vida abundante e plena, repleta de conquistas, cooperando para o reino e dando testemunho da sua glória.

Então eu quero encorajá-lo a começar a crer naquilo que Deus tem para você hoje. Renovando sua mente e fortalecendo sua fé para que você não fique mais dividido.

Creia que o Senhor pode lhe ajudar com essa dificuldade em crer sem vacilar. Deus não é vacilante e quanto mais nos assemelhamos a Ele pela prática da Palavra, mais constante seremos também.

Tenha paciência, comece devagar— de passo em passo, de glória em glória.

Permita que Deus tome o espaço que lhe é de direito, leia as Escrituras diariamente, renovando sua mente e fortalecendo seu espírito. Firme-se na Rocha inabalável que é Jesus Cristo e avance.

Deixe um comentário