Mais do que um corpo, um templo

“Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo, que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus para vocês, e que vocês não são de vocês mesmo? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com seu próprio corpo”.

(I Corintios 6: 19,20)

Bom dia amados do Pai. Hoje quero falar de um assunto que talvez você já tenha ouvido falar muito. Vamos falar sobre cuidar do nosso corpo físico com equilíbrio.

Idolatrado pelo mundo e muito negligenciado pelos cristãos, o nosso corpo tem um papel insubstituível e de enorme importância para cumprirmos os planos de Deus nesta terra—este é um fato inegável.

Assim como Deus é um ser trino, nós, criados a sua imagem e semelhança, somos também. Infelizmente está é uma uma área muito negligenciada pelos cristão, pois o auto cuidado é constantemente associado a vaidade. Logo não faltam versículos bíblicos usados fora de contexto para basear algo que deveria ser tratado de forma equilibrada e natural na igreja.

Porém o que vemos em ICO 6 é que Deus é o dono do nosso corpo físico, pois o comprou por alto preço e que este mesmo corpo deve glorificar a Deus.

E como fazemos isso? Cuidando bem dele. Com uma alimentação saudável, atividades físicas, redução de stress, descanso, qualidade de sono e também visitas periódicas ao médico, acompanhada de exames regulares.

Sim isto tudo parece óbvio, mas percebemos que na hora de colocar em prática não fica tão óbvio assim. Os cristão tem vivido constantemente movidos pelos prazeres da carne como gula e preguiça e quando questionados, rebatem com uma dose altíssima de religiosidade.

Jesus ensinou que aquilo que contamina o homem não é o que entra na sua boca que tem o poder de contaminá-lo, mas sim o que SAI, ou seja, nada que você faça exteriormente ter o poder de lhe contaminar se a intenção dos seus sentimentos são puros (glorificar o Pai) e você anda no mandamento do amor. (O amor não é vaidoso, nem orgulhoso — ICo 13:4)

Assim como nada pode santificar o homem de fora para dentro, pois isso anularia o poder da graça, nada que o homem faz sinceramente, com a intenção de glorificar a Deus pode corromper o seu caráter.

Devemos parar com este tabu sem sentido de que vaidade está relacionada com coisas e atos externos. As coisas podem sim acabar revelando a vaidade oculta, que sempre esteve ali escondida. Mas por si só não podem mais do que isso.

Não são as coisas lícitas, que nos corrompem, mas nós que por não tratarmos da coisas de forma espiritual e equilibrada, acabamos fazendo-as de forma corrupta.

E também não podemos anular as verdades da Palavra só porque o mundo é vaidoso e trata deste assunto de forma leviana e desequilibrada. O engano não pode ter o poder de anular as verdades espirituais na vida dos cristão genuínos.

Pense comigo: se você tivesse uma Ferrari, abasteceria a mesma com gasolina suja, batizada? Colocaria óleo usado em seu motor?

Se você o fizesse a Ferrari continuaria a andar? Com certeza sim, mas não o faria com o seu máximo desempenho e teria sua vida útil bastante reduzida.

Agora imagine que seu corpo é a Ferrari, e você o Espírito Santo. A Ferrari não é de si mesma mas Daquele que a comprou, no caso o Senhor, representado pelo Espírito.

Da mesma forma é o nosso corpo. Feito para honra e glória de Deus.

Reflita sobre essa palavra e seja sincero consigo mesmo e com o Pai. Ajuste sua rotina, peça ajuda ao Espírito Santo. Mortifique sua carne. Não somos seres almáticos para vivermos por sentimentos, mas espirituais que vivem pela fé frutificando no domínio próprio.

Comece hoje a cuidar do seu corpo e da sua saúde, aos poucos, mas de forma consistente e constante. Devemos cuida-ló com amor e respeito, nutrindo e movimentando para que nos apresentemos irrepreensíveis diante de Deus tendo cumprido a nossa carreira bem, dando testemunho da nossa saúde, e pregando o evangelho até o momento de voltarmos para casa.

Deixe um comentário