Chamado e santidade

“Tira as tuas sandálias dos teus pés, porque o lugar que estás é terra santa”. ( Êxodo 3:5 )

Em Êxodo vemos uma situação vivida por Moisés em um período da sua vida. Após fugir do Egito, Moisés se casa e no momento que vou relatar ele havia chegado no monte de Deus (Horebe) e estava apascentando o rebanho de seu sogro.

Moisés avista uma sarça (arbusto) que se queimava mas não se consumia e isso lhe despertou a atenção. Ao se virar o próprio Deus lhe chama pelo nome dizendo que estava ali, no meio da sarça. Mas ele também disse para Moisés que não se aproximasse dando-lhe uma ordem: que Moisés retirasse as suas sandálias porque ali era terra santa.

A partir desses acontecimentos podemos fazer um paralelo para nossa vida espiritual ao abordarmos a ordem que Deus deu a Moisés.

Veja bem, o Senhor já havia livrado Moisés, escolhido, e agora se revelava para chamá-lo para ser o libertador e líder dos israelitas. Porém havia uma condição para Moisés entrar naquele lugar santo— tirar as sandálias.

No velho testamento, vemos que a Palavra fala de coisas externas como sandálias, capas, escudos e outras alegorias para representar o que Deus realmente quer de nós.

Naquele tempo Moisés não podia se achegar e nem conhecer a Deus da forma que podemos, porque o Espírito Santo não habitava dentro dos homens no velho testamento (isso só aconteceu após o sacrifício de Jesus e a descida do Consolador no dia de Pentecostes, relatado no livro de Atos). Mas hoje temos livre acesso ao Pai por meio de Jesus e do Espírito Santo. Podemos conhecê-lo intimamente.

Assim não temos limitações externas para nos relacionarmos com o Senhor, pois Jesus já pagou o preço para sermos chamados filhos de Deus. O véu que separava, já não separa mais. Ele foi rasgado e nossa comunhão reestabelecida. Aleluia!

Como Moisés, muitos de nós temos a plena certeza em nossos corações do chamado de Deus para nossas vidas. Sabemos que Deus já nos separou, livrou e se revelou. Mas muitos não irão entrar porque existe uma condição para isso: tirar TUDO o que está entre nós e Deus para entrar na missão.

E dessa vez não são sandálias externas mas aquilo que elas representam na nossa forma de viver.

Sandálias falam de comportamento. A forma como nos conduzimos neste mundo. Retirá-las, fala de um aprofundamento em santidade deixando para trás tudo aquilo que tem disputado nosso temor ao Senhor. Até mesmo aqueles comportamentos lícitos mas que para entrarmos em um nível mais alto, são necessários que fiquem para trás, pois agora o lugar que Deus nos quer, requer de nós mais santificação e mais obediência.

“Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”. ( Filipenses 3:13-14 )

“Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”. ( I Pedro 1:14:16 )

Deus não está interessado em nos tirar nada. Porém para caminhar sem que o inimigo possa nos causar dano, se faz imprescindível mudar a nossa conduta, despir-nos diante do Senhor e nos apresentar descalços, sem absolutamente nada entre nós e Ele.

A essa altura você deve estar se perguntando se é possível viver totalmente entregue e despido de justiça própria. Afinal todos nós temos nossas sandálias (nossa forma de fazer) e muletas (apoios naturais). Acreditamos na mentira de que sem elas, é inevitável sentir medo e insegurança.

Mas eu venho lhe encorajar hoje dizendo que é possível sim, viver este fantástico estilo de vida!!!

Foi para isso que Jesus venceu a morte e o inferno, nos deixando o maravilhoso Espírito Santo e Sua graça que realiza por nós tudo aquilo que não podemos realizar.

Coopere com Deus permitindo que Ele trate suas inseguranças. Tenha temor a ponto de obedecê-lo prontamente, quando Ele lhe pedir para retirar suas sandálias.

Dispa-se das coisas lícitas mas que disputam com o propósito, que não edificam e só atrasam o processo de santificação.

Confie Nele e verá que assim como fez com Moisés, irá operar grandes coisas através da sua vida se você se dispor a obedecê-lo, deixando sua justiça própria para trás, confiando que o Senhor é bom e quer o melhor para nós o tempo todo.

Deixe um comentário