“Então, declarou a Saul: “Não posso me locomover com tudo isto, porque não estou acostumado!” E, imediatamente, desembaraçou-se de toda aquela armadura. “( I Samuel 17:39b )
Todos conhecem a história do jovem pastor de ovelhas israelita, que derrotou um guerreiro gigante, experiente e fortemente armado usando apenas uma funda.
A luta de Davi contra Golias é sempre evocada como metáfora para a possibilidade de alguém ou um grupo mais fraco vencer adversários grandes e poderosos. Contudo, na maioria das vezes, ela só é usada como narrativa motivacional ou, no contexto religioso, apenas para dizer que Deus ajuda e dá a vitória aos que creem. Mas vamos abordar essa história, através de uma outra ótica.
Golias era grande e robusto, media cerca de três metros e havia sido treinado para ser guerreiro desde a sua mocidade. Sua armadura pesava sessenta quilos e era como algo intransponível. Em contrapartida Davi era um jovenzinho pequeno e sem nenhuma característica física digna de um guerreiro.
Quando Davi decidiu enfrentar Golias, o rei Saul o equipou com sua própria armadura e armas de guerra tradicionais, equivalentes às que usavam os soldados nas batalhas, mas sob o peso daquele equipamento, ele sequer conseguiu andar.
Sabiamente, o jovem preferiu abdicar das armas e armaduras tradicionais para usar o instrumento de ataque que ele manejava com mais destreza: a funda e as pedras que, em seu ofício de pastoreio, usava para proteger o rebanho de predadores como leões e ursos. E fazendo da forma simples e despretenciosa que ele havia treinado no campo, Davi derrota Golias com uma pedrada na cabeça, derrubando-o e em seguida cortando sua cabeça com a espada do próprio gigante.
O grande ensinamento da vitória do jovem pastor sobre o guerreiro gigante está na maneira como ele conseguiu derrotá-lo.
Davi tinha um adversário que naturalmente era mais forte, mais experiente, extremante intimidador e completamente destemido. A Bíblia relata que o gigante Golias os ameaçava diariamente, de manhã e à tarde. O exército do rei e o próprio rei estavam aterrorizados.
E quando o rei colocou nele a armadura comum a todos os guerreiros, ele ficou impossibilitado de guerrear, pois não era guerreiro, era pastor.
Mas Davi decidiu ignorar todas essas desvantagens porque confiava em Deus e sabia que o Senhor estava com ele.
Trazendo isto para nossa realidade hoje, podemos aprender que constantemente enfrentaremos “gigantes”. Situações onde estaremos em uma posição de desvantagem absurda e todos a nossa volta irão tentar nos desencorajar, dizendo que é impossível. E aqueles que estão ao nosso favor, tentarão nos vestir em armaduras- meios e estratégias, para atingir o objeto, que aparentam ser o traje de batalha, mas não fazem parte do plano perfeito de Deus.
Cada um de nós possui pelejas e desafios nessa terra, mas a nossa vitória não vem através de recursos naturais, comuns aos homens. E sim da capacitação, das armas e do poder de Deus que opera por meio de nós, quando vestimos as nossas próprias vestes e usamos os recursos que aos olhos dos homens podem parecer loucura. Mas são as armas espirituais e poderosas que Deus já disponibilizou para nós.
Não importa o que as pessoas digam ou pensem. Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. Aleluia!!!
Não queira vestir a armadura alheia, não se compare e nem tente copiar a forma de resolver os problemas dos outros, do contrário irá carregar um peso insuportável que lhe impedirá de ir além. Faça de acordo com a orientação da Palavra e do Espírito Santo.
A nossa vitória não está em nossa própria força mas na mão poderosa do Senhor, que nos catapulta a ir além dos limites naturais.
Mediante a isso tudo que foi dito, quero lhe encorajar a confiar nas armas e meios que Ele ja te deu para passar pelas dificuldades dessa vida. Não é necessário ser um gigante bem treinado para vencer.
Como as pessoas te veem ou o que pensam de ti não importa. O que importa é como Deus te vê e o que Ele pensa a teu respeito.
Não permita que coloquem uma “armadura” sobre seus ombros que não condiz com quem Deus te chamou para ser. Não carregue fardos desnecessários.
Seja ousado, confie no Senhor e enfrente o gigante com a plena convicção que o Senhor dos exércitos estará no campo de batalha ao seu lado, e que a sua vitória será um testemunho poderoso que irá impactar a muitos para a gloria e louvor do nome de Jesus.
Deixe um comentário