“Jesus, outra vez profundamente comovido, foi até o sepulcro. Era uma gruta com uma pedra colocada à entrada.
—Tirem a pedra, disse Ele.” ( João 11: 38,39 )
A Bíblia nos relata no livro de João, fragmentos da história de um homem chamado Lázaro -amigo e discípulo de Jesus. A Palavra nos diz que o Senhor amava a Lázaro e suas irmãs. Dessa forma, lemos no capítulo 11 sobre a morte e o milagre da ressurreição do discípulo.
Ao lermos o capítulo desde o início, vemos que a situação estava tensa. As irmãs de Lázaro choravam e não conseguiam entender o porquê de Jesus não ter ido ao seu encontro antes dele morrer (estando ciente da condição de seu amigo). O próprio Jesus ao ver Maria e os judeus lamentando, chorou também.
Um outro fato relatado, é que Lázaro havia sido sepultado em uma gruta com uma grande pedra colocada à entrada.
Jesus, quando chega a entrada pede para os homens presentes no local, retirarem a pedra. Nesse momento, Marta, irmã de Lázaro, adverte Jesus: “Senhor, ele já cheira mal, pois já faz quatro dias”.
Jesus, no entanto, indignado no seu espírito, insiste! Ao ser retirada a pedra, o Senhor rende graças aos céus e chama Lázaro para a vida. O discípulo, então, ressurrecto levanta e sai da gruta.
Porém, o que desejo falar aqui hoje não é sobre a morte de Lázaro. E sim da pedra colocada à entrada da sepultura.
Mas o que podemos aprender com esta história? O que a pedra tem a ver com isso tudo?
Vejam bem, meus amados, todos temos áreas na nossas vidas que parecem mortas . Umas mais e outras menos. Algumas estão tão mortas que chegam a “cheirar mal”.
Temos a sensação de que nossas orações não são ouvidas, que Deus não nos ama mais ou no mínimo, que Ele se atrasou e que os nossos sonhos morreram definitivamente, sem chance alguma de ressureição.
Porém, o que vejo nesta passagem é que entre Jesus e Lázaro, existia uma pedra. Uma pedra que Jesus ordenou aos HOMENS que fosse retirada. Então, entenda que aquilo que o homem não pode fazer (milagre) Jesus tem interesse em realizar. Mas aquilo que cabe a NÓS fazermos, Ele irá mostrar o que e como fazer, mas Ele não irá fazer por nós.
Infelizmente, por não entendermos o tempo de Deus nos processos da nossa caminhada cristã, nos damos por derrotados, e algumas coisas vão tão mal que colocamos uma pedra em cima e questionamos à Deus quando Ele nos pede para removê-la.
A pedra é tudo aquilo que temos enraizado em nossa alma, impedindo Deus de realizar Seus milagres em nossa vida. Ele se compadece de nós e do nosso sofrimento. Deus tem ardente desejo em ressuscitar sonhos, projetos, ministérios, relacionamentos, área financeira, luto, carreira profissional… ou qualquer outra coisa que você já tenha desistido na sua vida, e só de pensar machuca, magoa, cheira mal!!!
Mas o que não pensamos é que ainda que Jesus ressuscitasse Lázaro sem antes remover a pedra, Lázaro morreria novamente. Desta vez teria uma morte muito pior, seria um verdadeiro horror.
Quantas vezes temos segundas chances em coisas que almejamos intensamente, mas por não retirarmos as pedras (sentimentos e comportamentos desalinhados com a vontade de Deus) botamos tudo a perder novamente e nos sentimos ainda pior?
Por isso, devemos orar ao Senhor com toda sinceridade de coração, e pedir a Ele que nos mostre toda pedra que está a impedir o milagre em nossas vidas. Algumas pedras são menores, outras maiores e exigirão uma rede de apoio e muito esforço para serem retiradas, assim como foi com a pedra que obstruía a entrada da gruta.
Mas se você estiver disposto a fazer a sua parte, tudo o que hoje parece morto e fere profundamente o seu coração e aparenta não existir mais esperanças, eu creio e declaro que Jesus Cristo irá ressuscitar na sua vida, para sua alegria seja completa E o nome Dele seja glorificado através de você.
Então, levante suas mãos ao céu e receba seu milagre hoje, pela fé , em nome de Jesus!!
Deixe um comentário